16 fevereiro, 2015

Boyhood - Da Infância à Juventude

Quando ouço falarem que um filme é bom, quero assistir para ver se é mesmo. Quando me falam que é péssimo e muito ruim, minha curiosidade aumenta ainda mais.
Depois de ler críticas e mais críticas, na maioria negativas, assisti Boyhood.
Devo dizer que me surpreendi MUITO e não pelo fato de ter sido filmado em 12 anos. Acredito que estamos tão acostumados a sempre vermos os mesmos tipos de filmes, com a mesma estética em quase todos, que quando nos deparamos com uma obra tão especial não damos valor ou achamos "chato" e "monótono". Será que precisamos mesmo procurar o momento da ação em todos os filmes??

Acompanhamos o crescimento não só de um menino, mas também de seus pais amadurecendo no decorrer da criação dos 2 filhos.
Fomos premiados com um elenco muito bem sintonizado com seus personagens, diálogos SENSACIONAIS e inteligentes. Achei que a passagem do tempo (real) faria as cenas seguintes se perderem um pouco, mas não há ruptura na lógica. As cenas se encaixam perfeitamente com cortes secos sem muito mimimi de efeito, mostrando que a vida é assim mesmo, o tempo passa e a gente nem vê. Certo, é uma família típica norte americana passando por situações que qualquer uma poderia passar. Talvez esse seja o ponto central, pois assistimos de camarote o drama familiar do menino Mason e fazemos isso por quase 3 horas.

As mudanças culturais e históricas acompanham todo o enredo e ao contrário do que li por aí, achei SIM que teve sentido e que o tempo foi muito bem aproveitado para captar a essência que se buscava. O fato de ser apenas uma história comum me agradou.

E que belo desfecho, nossa... 

Indicado a:
Melhor Filme
Melhor Diretor: Richard Linklater
Melhor Ator Coadjuvante: Ethan Hawke
Melhor Atriz Coadjuvante: Patrícia Arquette
Melhor Roteiro
Melhor Edição/ Montagem: Sandra Adair

#Oscar2015 

Título OriginalBoyhood
Direção: Richard Linklater
Gênero: Drama
Ano: 2014
Duração: 164min
Elenco: Ellar Coltrane, Patricia Arquette, Lorelei Linklater, Ethan Hawke 

Nenhum comentário:

Postar um comentário